Leitores e Autores da Liberlivro!

Este espaço é seu. Frequente, utilize, opine. Sua presença é fundamental.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Obras indicadas em concurso público da Escola de Formação Complementar do Exército




Obras da Liberlivro são indicadas em concurso da Escola de Formação Complementar do Exército  :


Para adquirir os livros basta acessar o site da Editora Liberlivro ou enviar e-mail com a solicitação para editora@liberlivro.com.br 



ÁREA: PEDAGOGIA


RELAÇÃO DE ASSUNTOS


1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
1.1 A relação entre a cultura, a instituição escolar e as práticas docentes.
1.2 A contribuição da educação para o desenvolvimento social no Brasil.
1.3 A educação escolar como processo social na contemporaneidade.
1.4 Mudanças no mundo do trabalho e suas influências nos processos educacionais.
2 POLÍTICA EDUCACIONAL
2.1 O Estado e o planejamento da educação no Brasil.
2.2 Políticas Públicas em Educação: definições e questões.
2.3 A estrutura da educação no Brasil, seus aspectos legais e organizacionais: a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação e o
Plano de Desenvolvimento da Educação.
2.4 A integração educação profissional e ensino médio: limites e desafios.
3 DIDÁTICA, METODOLOGIA DO ENSINO E AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
3.1 A formação de professores no contexto atual: desafios para uma educação de
qualidade.
3.2 O processo didático do ensino/aprendizagem: a organização dos objetivos,
conteúdos, métodos de ensino e avaliação.
3.3 As tecnologias da educação e da comunicação e os novos paradigmas
educacionais.
3.4 Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação: método, instrumentos e
técnicas.
3.5 Novos paradigmas de ciência e da educação e suas implicações na concepção,
organização e funcionamento dos espaços educativos e na dinâmica pedagógica.
3.6 Currículo e identidade: práticas pedagógicas em construção.
3.7 As contribuições da psicologia da educação para o desenvolvimento humano e
psicológico e suas implicações para as práticas educacionais.
4 FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
4.1 Processos de organização do trabalho pedagógico: a gestão escolar.
4.2 A gestão participativa da escola: os desafios do trabalho integrado.




BIBLIOGRAFIA indicada disponível na Liberlivro Editora




AGUIAR, Márcia Ângela. Desenvolvimento com Igualdade Social, Educação e
Gestão Escolar: notas para um debate. In: FERREIRA, Naura S. (Org.). Políticas
públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília, DF: Liber
Livro, 2007.



DOURADO, Luiz F. Plano Nacional de Educação: avaliações e retomada do
protagonismo da sociedade civil organizada na luta pela educação. In: FERREIRA,
Naura S. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e
análises. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.










FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão.
Brasília, DF: Liber Livro, 2009.






FRANÇA, Magna (Org.). Sistema Nacional de Educação e o PNE (2011-2020):
diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Liber Livro, 2009.






NUNES, Ana Ignez B. Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da
Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília, DF: Líberlivro, 2009.






SANTOS, Michelle Steiner dos; XAVIER, Alessandra Silva; NUNES, Ana Ignez
Belém Lima. Psicologia do Desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos.
Brasília, DF: Liver Livro, 2009.






VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília, DF:
Liber Livro, 2008.








Nenhum comentário:

Postar um comentário